segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Visite Castro Laboreiro



Cão Castro Laboreiro

A ALDEIA DE CASTRO LABOREIRO

Castro Laboreiro, na freguesia com o mesmo nome do concelho de Melgaço, para além de integrar o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o que por si só já é um atractivo turístico, apresenta um tipo próprio de construções castrejas e está na origem de uma raça canina com a mesma designação, conhecida mundialmente: o cão de Castro Laboreiro.

O meio envolvente...

A aldeia possui ainda um milenar e riquíssimo legado histórico, arqueológico e arquitectónico, designadamente os monumentos megalíticos, o Castelo de Castro Laboreiro – classificado como monumento nacional -, as pontes e igrejas medievais, os fornos comunitários, os moinhos, a actividade agro-pastoril e as singulares brandas, inverneiras e lugares fixos, testemunhos, também aqui, da prática da transumância.
As florestas da região são dominadas por carvalhos. Encontram-se também o medronheiro, o azevinho, o azereiro, o pinheiro e o vidoeiro. Os matos arbustivos são característicos de zonas mais elevadas e são constituídos principalmente por tojos, urzes e giestas. As espécies animais com maior representatividade são o javali, o veado, o texugo e a lontra.
Na aldeia, os visitantes podem encontrar alojamento resultante da recuperação de casas típicas castrejas e moinhos.
A oferta gastronómica é variada, com pratos típicos que incluem carne de cabrito, bifes de presunto, enchidos, broa centeia e broa milha. Há ainda dois doces típicos: o bucho doce e a sopa seca de pão duro.
Para uma boa digestão e um contacto mais activo com a natureza, sugere-se o percurso, feito a pé ou em viatura todo-o-terreno, que inclui passagens por Rodeiro, Alto da Portela de Pau, Pedra Mourisca, Alto dos Cepos Alvos, Portos, Varziela e, de novo, Castro Laboreiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário