segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Ecopista Caminho do Rio - Vila Nova de Cerveira





A ecopista Caminho do Rio desenvolve-se por cerca de sete quilómetros, com uma paisagem natural deslumbrante, onde se destacam o rio Minho e a vegetação diversa e luxuriante. As condições naturais de exceção proporcionam habitat a espécies de aves como o pato-real, a garça, o corvo-marinho e o guarda-rios; mamíferos como a lontra e a marta; anfíbios como a rã-verde, o tritão e a salamandra, assim como peixes distintos, casos da boga, do escalo e da truta.
Pela sua importância e diversidade natural, o Caminho do Rio está integrado na Rede Natura 2000 e na Zona de Proteção para as Aves Aquáticas do estuário do rio Minho.
Os cerca de sete quilómetros de percurso, sempre nas imediações do rio Minho, atravessam as freguesias de Gondarém, Loivo, Vila Nova de Cerveira e Lovelhe. A obra permitiu realizar uma importante valorização da margem ribeirinha do rio Minho, ao mesmo tempo que criou mais uma centralidade no âmbito do desporto e do turismo.
A ecopista tem um percurso dividido em dois troços, sendo um deles de carácter central, com características urbanas, que corresponde à zona onde a ecopista se cruza com o tecido urbano da Vila, nomeadamente o Parque do Castelinho, que lhe permite relacionar-se com os equipamentos já existentes, como o próprio Aquamuseu do Rio Minho e os espaços lúdicos, designadamente o parque infantil e o bar, entre outros.
O segundo troço tem caraterísticas rurais, e vai do Castelinho à Praia da Mota, destacando-se entre a vegetação que acompanha o rio, as atividades agrícolas e a pesca.
Entre a Praia da Lenta e a Praia da Mota, a ecopista Caminho do Rio é uma vivência de contrastes de paisagem, que nos mostra uma realidade diversa e nos conduz pela memória dos tempos à relação do Homem com o rio Minho.
Com esta obra, para além da valorização paisagística, o município tem como objetivos fomentar o programa Cerveira Saudável através da melhoria das condições físicas e psíquicas da população; potenciar de estilos de vida saudáveis, contribuindo para a prática regular de atividade física em espaços naturais, difundindo um maior contato com a natureza e aumentando a consciencialização ambiental; reduzir o estilo de vida sedentário, enquanto fator de risco; promover e dinamizar atividades relacionadas com o ecoturismo, tais como: pedestrianismo, birdwatching, educação ambiental, entre outros; sensibilizar a população para a importância atividade física; incutir hábitos de vida saudáveis e promover a socialização e o lazer.



Sem comentários:

Enviar um comentário