A Vila de Lavra, situa-se no extremo norte do concelho de Matosinhos, no Distrito do Porto. Confronta com o concelho de Vila do Conde (a norte), a Freguesia de Perafita (a sul), o concelho da Maia (a nascente) e confina com o mar (a poente).
Tem uma área de 12 Km2 e é constituída por 8 lugares: Angeiras, Antela, Cabanelas, Avilhoso, Lavra, Paiço, Praia de Angeiras e Pampelido.
A Vila de Lavra proporciona aos visitantes múltiplas leituras da sua história, desde tempos remotos até aos nossos dias. É esse imenso e rico historial que vamos descrever, dando a conhecer um pouco da nossa terra.
Lavra é uma povoação não só antiga, mas antiquíssima, certamente anterior ao domínio Romano. Não há dados concretos relativos à data da sua formação, no entanto sabe-se que já existia no século XI e que nesta época teve grande importância.
A confirmar esta existência ancestral, passemos a relatar alguns dados históricos:
Os primeiros vestígios de que temos referência, relativos a populações significativas fixas ao território, que podemos já classificar como sedentárias, são de um monumento megalítico (anta ou Dólmen) que existiu em Lavra, no lugar de Antela, e que estão hoje guardados no exterior do Museu Paroquial Padre Ramos, desta freguesia. São dois esteios de dólmen que foram encontrados muito perto deste local, ambos de grande dimensão, e que pertenciam a um monumento megalítico que seria, muito provavelmente, o que terá existido no lugar de Antela, a muito pouca distância do lugar onde foram identificados. Estas aparentemente simples pedras são, afinal, os vestígios, com cerca de cinco mil anos, dos primeiros habitantes desta região.
ROTA DO ROMÂNTICO – Sensações únicas de tranquilidade e romantismo
Passeios de Charrete, pelas belas e calmas ruas marginadas e serpenteadas de Lavra, dando a conhecer a Vila e a sua História. Visitando o museu da Escola C+S de Lavra e o Museu Padre Ramos, passando pelo Obelisco da Memória, com paragem obrigatória nas réplicas dos Tanques Romanos, classificados como Monumento Nacional em 1970.
ROTA DO MAR – Desfrute do sol, da praia e do mar!
Passeios de barco, percorrendo a costa, com paragem na Praia da Memória para visitar o Obelisco, monumento que representa o desembarque das tropas de D. Pedro IV, passando ainda pelo local onde foi afundado o submarino alemão – U1277. Esta Rota começa e termina na Praia de Angeiras.
Passeios de barco, percorrendo a costa, com paragem na Praia da Memória para visitar o Obelisco, monumento que representa o desembarque das tropas de D. Pedro IV, passando ainda pelo local onde foi afundado o submarino alemão – U1277. Esta Rota começa e termina na Praia de Angeiras.
Temos ainda para oferecer uma ROTA ESPECIAL, conjugando a Rota do Romântico e a Rota do Mar. Iniciando-se com o Passeio de Barco pela costa, desembarcando na Praia da Memória, seguindo a visita pela Vila em charrete e terminando no Restaurante Receitas, onde podemos degustar um especialíssimo Bacalhau com Natas ou um suculento Arroz de Pato.
Sem comentários:
Enviar um comentário